O filme original foi dirigido por John Landis, e mostrou Murphy como um príncipe africano que vai para América; ele se passar por um cidadão comum enquanto procura o amor. Só na América, a comédia arrecadou US $ 128 milhões, os números levaram Murphy a estrelar diversos filmes na época.

Craig Brewer será o diretor, trabalhando em um roteiro feito pelo criador de Black-ish, Kenya Barris. Arsenio Hall também está retornando para reprisar o papel de Semmi, braço direito do príncipe Akeem.

Murphy fará pelo menos 2 personagens, o governante de Zamunda, o Rei Akeem e o seu rival o General Izzi, que foi descrito como; “O governante de um país vizinho que sofre com a extrema pobreza e fará o possível para tomar o controle de Zamunda.

Em Um Príncipe em Nova York 2, Akeem vai descobrir que tem um filho perdido, e precisa voltar a Nova York para encontrá-lo; Assim ele poderá tomar o seu lugar como herdeiro do trono de Zamunda. James Earl Jones retorna como o pai de Akeem, Shari Headley também está retornando como Lisa McDowell a garota por quem Akeem se apaixona. Ainda não se sabe se todos os outros personagens feitos por Murphy e Hall irão retornar.

No entanto muitos críticos dizem que este filme é um erro, e que Murphy já perdeu seu espaço na comédia. Mas existem aqueles que acreditam que essa possa ser a sua grande chance de voltar para os cinemas.