A Netflix tem reinado soberana no mundo do Streaming. A maioria dos assinantes procuram o serviço para ter acesso a conteúdo licenciado. Mas isso não impediu que a Rainha do Streaming tivesse conteúdo próprio na sua plataforma. De uns anos para cá a empresa tem criado cada vez mais conteúdos 100% originais, investindo em estúdios autônomos e conteúdos de vários países.

Isso aconteceu por que a empresa sempre soube que em algum momento, as suas parceiras iriam querer levar seus conteúdos diretamente ao público, sem depender da Netflix para isso.

Até o momento nenhum dos outros serviços de Streaming que surgiram foi uma ameaça direta ao trono de ferro da Netflix. Mas agora isso está prestes a mudar com o lançamento do Disney Plus.

Com o lançamento de seu próprio serviço, a Disney terá em sua plataforma, conteúdos originais; filmes, series e desenhos da franquias Star Wars e Marvel Comics, além de produtos das suas afiliadas.

Boa parte deste conteúdo está na Netflix, mas terá de deixar a plataforma até o fim do ano.


Leia também: Black mirror 5 está ai e você deveria ter previsto

O site Morning Consult fez uma pesquisa com 2.200 adultos que são assinantes da Netflix. A pesquisa apontou que 35% dos assinantes, com idade entre 18 e 29 anos declararam que vão cancelar sua assinatura do serviço se a Netflix perder todos os filmes de super-heróis da Marvel, e 26% se todos os conteúdos da Disney for removido.

Além disso se a Netflix perder conteúdos como The Office e Friends e o conteúdo Disney e Marvel, 49% dos assinantes dizem que vão cancelar suas assinaturas. Vale ressaltar que apesar de toda a produção de conteúdos originais,  75% do tempo gasto na Netflix é com produtos licenciados.

Então isso significa que a netflix perdeu a guerra do streaming?

Não exatamente, o analista Dan Rayburn. Disse: “A maioria das pessoas tem essas assinaturas pela variedade de programação. O fato de um programa ser removido não as obriga a cancelar a assinatura”.

Netflix queimando

Dan aponta também o fato de que as pessoas tem mania de dizer uma coisa e fazer outra. No ano passado durante o aumento de preço do serviço; 27% dos  assinantes disseram que iriam cancelar a assinatura, entretanto a Netflix tem 1,74 milhão de novos assinantes.

Eu particularmente, quando fui assinante do serviço raramente buscava conteúdo original. Faço parte daqueles que roda toda a lista de programação e acaba assistindo Friends de novo. No entanto não creio que esta perda de conteúdo fará uma grande diferença para a rainha do Streaming.

E você? pretende mudar de serviço com a chegada do Disney Plus no Brasil? Responda a nossa pesquisa, queremos saber a sua opinião.