O mundo dos videogames é vasto e repleto de produtos. Alguns desses produtos, ultrapassam o limite de ”jogar por diversão” e beiram ao cinematográfico. Sim, nós estamos falando de jogos, que, poderiam ser adaptados nos cinemas com o mesmo roteiro que fariam sucesso. Essas obras-primas dos games, serão listadas nesse artigo (pelo menos algumas delas), e iremos compilar suas histórias e explicar o porquê poderiam virar filmes!

The Last Of Us

O topo da nossa lista não poderia começar de outro jeito, The Last Of Us é um dos melhores jogos da história. A história de Joel e Ellie, o caminho que eles percorrem num mundo pós-apocalíptico dominado por seres denominados ”infectados” é incrível. De fato, The Last of Us elevou o nível de jogos eletrônicos e o nível do gênero de jogos pós-apocalípticos. Saiu do clichê de ”zumbis” e criou um novo tipo de ser, com infecção e fungo próprios (cordyceps), que evoluem conforme o tempo passa. Cada traço e detalhe do jogo, a história envolvente, os personagens, os gráficos, tudo isso faz você realmente pensar que o jogo é um filme. E um detalhe interessante, o fungo causador do vírus nos infectados do jogo realmente existe! Felizmente, ele só atinge insetos e artropódes. Ufa!

Red Dead Redemption

Vocês perceberam que não foi incluído somente o Red Dead Redemption 2 ou 1? Isso se deve porque ambos são sensacionais! A história do faroeste e de John Marston e sua gangue, foi perfeitamente representada pela Rockstar. Os protagonistas são carismáticos, e a franquia, apesar de possuir histórias longas, consegue te prender até o fim. O roteiro é tão organizado que você se sente em um dos filmes de faroeste do Quentin Tarantino, e não em um jogo. O enredo então, nem se discute…um dos melhores jogos em questão de história e enredo. As cenas, desde as de missões principais até missões secundárias, o nível de detalhes e outros, levão a crer que essa franquia poderia ir pros cinemas facilmente.

Metal Gear Solid V: The Phantom Pain

Toda a saga Metal Gear do gênio Hideo Kojima é espetacular. Porém, deve ser destacado um jogo em particular, e este é Metal Gear Solid V: The Phantom Pain. O jogo, que narra a história anterior aos acontecimentos do primeiro Metal Gear, mostra o começo de Big Boss e fecha algumas pontas soltas da franquia. Sua jogabilidade e mecânicas avançadas, permitindo o jogador a ter várias opções de como joga-lo, fazem de Metal Gear um jogo incrível. O jogo é imenso e sua história é profunda, e ainda existe um plot twist para os fãs no final do jogo. De fato, Kojima arrebentou nesse jogo e ele daria um ótimo filme caso fosse produzido.

God Of War

Não tem o que falar a mais sobre a saga God Of War, a história fala por si só. A jornada de Kratos,(que já é um símbolo da cultura pop) em busca de vingança contra os deuses do Olimpo é extremamente épica e repleta de informações mitológicas. O enredo, fica mais aprofundado agora com a sua recente sequência, que mostra Kratos com seu filho em uma jornada na mitologia nórdica. Inclusive, não foi por menos, que o exclusivo da Sony ganhou merecido prêmio de Jogo do Ano. De fato, God Of War é uma unanimidade no mundo dos jogos, e um filme sobre Kratos e sua jornada, seria de bom grado aos fãs da saga.

Grand Theft Auto (GTA)

Grand Theft Auto, o famoso ”GTA” é um fenômeno mundial. Além da franquia de jogos ser um completo sucesso, todas as pessoas, até mesmo os que não jogam videogame, já ouviram falar de GTA. Dispensando o fato popular, também observamos que a franquia tem boas histórias, diferente dos filmes de ação clichês dos cinemas atuais. O próprio GTA: San Andreas, teve a dublagem de um personagem feita pelo ator Samuel L. Jackson! Enfim, GTA possui um vasto material e um grande camada de fãs, que adoraria ver um filme do jogo, principalmente se for fiel ao material original.

Uncharted

Outro exclusivo de peso da Sony no PlayStation, Uncharted possui uma história implacável e muito envolvente. Uma espécie de Indiana Jones dos jogos, Uncharted narra a jornada de Nathan Drake, seu amigo Sully e sua namorada Elena, que são piratas em busca de tesouros ao redor do mundo. O último Uncharted lançado, se demonstra ainda mais cinematográfico através de seus belos diálogos e gráficos de tirar o fôlego! Apesar de estar nessa lista, Uncharted é um dos únicos jogos que possui uma ideia real de ter um filme. Não foram divulgados muitos detalhes do longa, mas sabe-se que Tom Holland deve interpretar o Nathan Drake jovem, e que seu roteiro deve ser finalizado em breve, baseado no primeiro jogo Uncharted: Drake´s Fortune.

Bônus

Apesar de não estarem na lista por já estarem produzindo ou terem produções de séries ou filmes, certos jogos incríveis merecem destaque nesse artigo. Podemos citar The Witcher 3: Wild Hunt, The Legend of Zelda, Super Mario (saga), Halo (saga) Skyrim e Fallout.