1 – Scandal (2012-)

10 Séries protagonizadas por Mulheres

Olivia Pope (Kerry Washington) passa seu tempo protegendo a reputação das personalidades estadunidenses da elite, evitando que nasçam grandes escândalos. A moça decide abrir uma empresa após deixar seu trabalho na Casa Branca, mas não consegue se desvencilhar totalmente de seu passado profissional. Sua equipe é formada por Harrison Wright (Columbus Short), Quinn Perkins (Katie Lowes), Stephen Finch (Henry Ian Cusick), Abby Whelan (Darby Stanchfield) e o hacker Huck Finn (Guillermo Diaz).

Criada por Shonda Rhymes, a ‘’mãe’’ da famosa série Grey’s Anatomy (que também conta com vários mulherões em suas várias temporadas), essa série traz não apenas uma mulher, mas uma mulher negra como protagonista. Kerry Washington entrega uma personagem tão bem trabalhada e inspiradora, que gostaríamos que Olivia fosse real.

2 – How to Get Away With Murder (2014-)

10 Séries protagonizadas por Mulheres

How to Get Away with Murder é um eletrizante thriller de suspense, da produtora Shonda Rhimes (de Grey’s Anatomy e Scandal), sobre um grupo de ambiciosos estudantes de Direito e sua brilhante e misteriosa professora de defesa criminal, que se vê envolvida em uma trama de assassinato que vai agitar toda a universidade e mudar o curso de suas vidas.

Outra vez Shonda nos proporciona uma mulher negra como protagonista, Annalise Keating, interpretada pela rainha Viola Davis, que por essa atuação, venceu o Prémio Screen Actors Guild para melhor atriz em série de drama de 2014 e o Emmy do Primetime de melhor atriz em série dramática de 2015. Annalise é tudo que esperamos ver em uma mulher e em uma protagonista: empoderada e brilhante.

3 – Big Little Lies (2017-)

10 Séries protagonizadas por Mulheres

Big Little Lies conta a história de três mães que se aproximam quando seus filhos passam a estudar juntos no jardim de infância. Até então, elas levam vidas aparentemente perfeitas, mas os acontecimentos que se desenrolam levam as três a extremos como assassinato e subversão.

Premiadíssima, a minissérie de 7 capítulos tem um elenco de dar inveja, contando com nomes como Nicole Kidman e Reese Witherspoon. Aborda vários temas infelizmente comuns do dia a dia de muitas mulheres, como abuso sexual e violência doméstica. As personagens amadurecem muito para o feminismo no desenrolar da história, percebendo que unidas são mais fortes e criando laços de cumplicidade e irmandade. Um exemplo para todas nós.

4 – Orphan Black (2013-2017)

10 Séries protagonizadas por Mulheres

Depois de presenciar o suicídio de uma mulher (que é exatamente como ela) em uma estação de trem, Sarah Manning (Tatiana Maslany) faz o que qualquer um faria: assume a identidade da suicida para tentar resolver os próprios problemas financeiros. Mas logo ela descobre que está no centro de um mistério que vai mudar sua vida, quando se vê cara a cara com mais três mulheres idênticas a ela. Todas são clones, e precisam salvar as próprias peles enquanto tentam descobrir quem são os responsáveis pelos experimentos genéticos.

Finalizada com 5 temporadas, traz uma história diferente e uma penca de personagens apaixonantes (o conhecido “Clone Club”), todas interpretadas pela talentosíssima Tatiana Maslany, que entre diversos figurinos e sotaques, nos faz acreditar que cada um dos clones, são realmente pessoas diferentes. É até difícil escolher qual a mulher mais badass dessa série.

5 – GLOW (2017-)

10 Séries protagonizadas por Mulheres

Na Los Angeles dos anos 80, a atriz desempregada Ruth e um grupo de mulheres decidem conquistar o mundo do entretenimento como lutadoras de wrestling, num programa chamado Gorgeous Ladies of Wrestling (GLOW).

Pra quem é do Clubinho da Netflix, essa é uma série original de lá. Conta com 10 episódios e já foi renovada para uma segunda temporada. Com Kate Nash e Alison Brie, mostra a (literalmente) luta de um grupo de mulheres muito diferentes entre si, mas com a comum determinação de quebrar barreiras e fazer o que até então, só existia no meio masculino.

6 – Chewing Gum (2015-2016)

10 Séries protagonizadas por Mulheres

Criada em uma família muito religiosa, Tracey está pronta para alcançar seu potencial. E o primeiro passo é perder a virgindade! 

Ainda no time Netflix, essa produção original conta a cômica história de Tracey, que desafia as tradições familiares e o machismo de seu dia a dia. Tem duas temporadas até o momento e foi cancelada pela própria Michaela Coel, que é a criadora, roteirista e protagonista da comédia. Segundo seus representantes, a moça não descarta o retorno da série algum dia, mas decidiu parar a produção no momento, para se dedicar a outros projetos.

7 – Girlboss (2017)

10 Séries protagonizadas por Mulheres

Girlboss é uma série de televisão americana baseado na história de Sophia Amoruso, um dos nomes mais respeitados da moda, contudo, é uma releitura bem livre, criada por Kay Cannon. Todos os episódios foram lançados na Netflix em 21 de Abril de 2017.

A Netflix criou essa série também, mas ela foi cancelada depois da primeira temporada, porque a atriz principal, Britt Robertson, estava recebendo muitas críticas do público e abandonou o projeto. No entanto, temos ainda 13 episódios para ver, como o nome sugere, uma garota poderosa, quebrando tudo. Sophia e sua trajetória de vida, na ficção ou não, são um exemplo e inspiração para milhares de mulheres em todo o mundo.

8- Jessica Jones (2015-)

10 Séries protagonizadas por Mulheres

Assombrada pelos traumas do passado, Jessica Jones usa seus poderes como detetive particular para encontrar e deter o perverso Kilgrave. 

Sim, é a Netflix emplacando mais uma série com uma protagonista inspiradora. Baseada na personagem dos quadrinhos da Marvel, Jessica é uma tem uma força sobre-humana e também é uma investigadora muito badass. Sua amiga Trish não fica para trás, mostrando que uma mulher pode muito bem se defender sozinha, mesmo sem ter a superforça da amiga.

 9 – Agent Carter (2015-2016)

10 Séries protagonizadas por Mulheres

Após retornar para América com o fim da Guerra, em 1946, Peggy Carter (Hayley Atwell) encontra-se trabalhando secretamente na Reserva Científica Estratégica (SSR, no original em inglês), enquanto seus amigos a tratam como uma simples telefonista. Quando Howard Stark (Dominic Cooper) é acusado de traição ao país por vender armas ilegalmente, ele secretamente pede ajuda a Peggy para provar sua inocência e limpar o seu nome. Com a ajuda do mordomo de Stark, Edwin Jarvis, Peggy precisa balancear o trabalho administrativo e as missões secretas para o amigo, ao mesmo tempo em que leva uma vida solteira após perder o seu amor, Steve Rogers (Chris Evans).

Mais uma da Marvel, para agradar quem já conhece esse universo e quem não está familiarizado com ele, também, pois a produção e a personagem são um amorzinho. Infelizmente, a série foi cancelada por falta de audiência, deixando os fãs órfãos, mas isso não nos impede de aproveitar o que temos, para ver um pouco mais dessa agente durona e inteligente, que botaria até o Capitão America no chinelo.

10 – Britannia (2018-)

10 Séries protagonizadas por Mulheres

Por volta de 43 d.C., o exército do Império Romano chega à Britannia, uma terra misteriosa e repleta de guerreiras e druidas com poderes místicos. Enquanto o batalhão dá o sangue para vencer uma sangrenta batalha no local, eles ainda enfrentam as ameaças dessas temíveis criaturas. Essa série acabou de estrear e já tem dado o que falar, pois a promessa é que agrade aos fãs de Game of Thrones e Vikings. Destaca-se ainda, que é uma das poucas séries no estilo com protagonistas mulheres.

Veja também: Telecine apresenta mulheres reais que renderiam roteiros de cinema