Agents of Shield está de volta para uma última temporada. Quando a série começou em 2013, havia muita conexão com os filmes da Marvel. No entanto ao decorrer do tempo, essas conexões foram ficando cada vez mais raras.

Em entrevista para o The Wrap, Jeph Loeb, o chefe da Marvel TV, disse que nem o estalar de dedos, nem Ultimato será referenciado na série. O motivo disso é que a Marvel TV não sabia nada do que iria acontecer em Ultimato. Eles não tinham a menor ideia de como seria o mundo após o estalar. Além disso eles não sabiam quando a última temporada de AOS seria lançada.

“Nós não queremos fazer algo em nosso programa que contradiga o que acontece nos filmes. Os filmes são o carro chefe. Eles estão definindo o MCU e a linha do tempo. A única maneira de contarmos a nossa história é fazer ela se encaixar de alguma forma no que estão fazendo no cinema. Talvez você possa ou não descobrir como a linha do tempo funciona, vamos deixar isso para os senhores do tempo descobrir.”

Infelizmente não há maneiras de encaixar AOS na atual linha do tempo da Marvel. A 5ª temporada terminou durante os primeiros eventos de Guerra Infinita. Durante a WonderCon, a Marvel Television confirmou que a 6ª temporada de Agents of Shield se passa um ano após Guerra Infinita, ou seja durante a dizimação.
Assim sendo, fica meio difícil continuar considerando Agents of shield parte do mesmo universo compartilhado dos filmes da Marvel. A série de TV oficial do MCU simplesmente não se encaixa mais no MCU.

Uma provável explicação para isso é que eles podem estar vivendo em uma outra linha do tempo, onde a terra não foi destruída.
O Co-showrunner, Jed Whedon disse: “Temos uma lógica na nossa cabeça que para nós faz sentido. Mas não queremos sobrecarregar o público explicando. Queremos apenas que curtam o programa e conversem sobre ele.”
Ou seja eles não tem a menor intenção de explicar nada. Resta saber se essa é realmente a melhor opção.