Crítica | Por Trás dos Seus Olhos

Em Por Trás dos Seus Olhos, Gina (Blake Lively, de Gossip Girl) ficou cega após um acidente de carro que tirou a vida de seus pais na infância, agora adulta e casada, a jovem vive uma vida com todas as limitações inerentes a sua deficiência. Ela tem como seu maior apoio e ponto de referência seu devotado marido James (Jason Clarke, de Evereste). Após se consultar com um especialista, Gina realiza uma cirurgia que a permite voltar a enxergar. Ela tem a possibilidade de redescobrir sua independência, descobrir novamente a vida e buscar coisas para seu casamento e si mesma, mas a partir disso James se sente como um acessório inútil na vida da mulher, que antes, mesmo que de forma inconsciente, ele controlava.

O filme é contado a partir dos olhos de Gina, muitas vezes de forma literal, o que prejudica bastante o desenrolar de algumas cenas onde só se ver borrões e vultos, o uso desnecessário dessa técnica corta um pouco o andamento de situações que deveriam ser muito importantes dentro do longa-metragem.

Marc Foster e Blake Lively durante as filmagens do longa (📷 Roland Neveu / Dimension Films )

Mesmo aos tropeços, o filme é bastante assertivo na disputa de poder e individualidade entre seus protagonistas. Suas opiniões se chocam, entrelaçam e a cada momento fica mais evidente que a dinâmica relacional que antes funcionava muito bem, agora se tornou inútil e perigosa. Lively se entrega em uma atuação meiga e sincera, explorando todas as camadas que o confuso roteiro permite a ela, ofuscando seu colega de cena. Clarke não tem o espaço necessário para desenvolver seu personagem de forma mais crível.

Os questionamentos sobre casamento, individualidade, interdependência e abuso dentro de um relacionamento, são colocados de forma bastante sutil dentro da trama, trazendo uma certa profundidade no roteiro, e casando com a protagonista, esse foi o maior acerto do diretor Marc Forster (Guerra Mundial Z). Porém o roteiro acaba por se confundir em algumas situações mais pontuais dentro do filme.

O grande tema de Por Trás dos Seus Olhos é a fragilidade das relações humanas e a forma que essas relações se transformam, seja através de eventos traumáticos, decisões ou apenas a incompreensão de pessoas que simplesmente não estão na mesma página, e em meio a altos e baixos o filme cumpre sua função de forma delicada e assertiva.

O  filme estreia nos cinemas brasileiros no dia 22 de março, distribuído pela Paris Filmes.

Assista o trailer abaixo:

Etiquetas: , , , , , ,


Pedro Azevedo

Escritor, estudante de jornalismo, redator chefe do @conversaurbana e colunista do blog @parperfeito. Louco por livros.

"O cinema é um modo divino de contar a vida"
Federico Fellini

© 2018 Cinerama Clube.

Todos os direitos reservados.

CONTATO | ANUNCIE

Developed By: Vedrak Devs