Achados na Netflix | It’s Kind of a Funny Story

Baseado no livro de mesmo nome de Ned Vizzini, com Keir Gilchrist (ator da série Atypical, também na Netflix), Lauren Graham (conhecida pelo papel de Lorelai Gilmore), Jim Gaffigan, Emma Roberts, Viola Davis e Zach Galifianakis. Ah este último, nós vamos falar um pouco sobre ele logo no início.

Zach é um dos atores dos filmes da série Se Beber, Não Case, filmes de comédia fácil que agradam a todos (eu mesmo, vejo qualidades neles), mas então, qual é a questão?

Graças a presença desse ator no elenco, o filme que se chama It’s Kind of a Funny Story (uma história meio engraçada, em tradução livre) saiu no Brasil com o ofensivo nome de “Se enlouquecer, não se apaixone” em uma tentativa absurda de criar uma ligação entre esse filme e os filmes da série Se Beber, Não case.

A simples escolha desse título quase me fez decidir não escrever sobre o filme, é francamente ofensivo ver um produto de qualidade (pois o filme tem qualidade, vamos falar sobre isso) ser embalado e vendido como uma coisa genérica qualquer, apenas pelo motivo dos dois filmes possuírem um ator em comum.

Vamos ao filme

Abordando aspectos da depressão, o filme fala sobre um adolescente que sente a pressão das cobranças da sua família e entra em uma crise de ansiedade. Com medo das consequências que a sua ansiedade poderia desencadear na sua vida – na real, ele temia perder o controle e cometer suicídio – o jovem pede uma internação na ala psiquiátrica de um hospital.

Fim, talvez seja apenas até aí onde eu posso falar sobre o filme sem te dar spoilers importantes.

se quiser que o público te leve a sério. Não dê nomes bobos para o filme.

Onde esse filme me prendeu?

No carisma inegável dos personagens, principalmente de Craig, o principal. O seu ponto de vista inocente à respeito de uma condição tão severa quanto a depressão, é uma aula de como conversar sobre temas difíceis utilizando abordagens simples.

Embora o filme possa ser enquadrado em muitas classificações, eu gosto muito de dizer que ele é uma dramédia. Um drama que possui elementos de comédia.

Cenas engraçadas, diálogos inteligentes e ótimos insights, It’s kind of a funny story é um verdadeiro achado na Netflix, sabe quando você quer ver algo bacana, que te deixe para cima, mas que não seja forçosamente raso? Pois é, esse é o filme.

Só um aviso às distribuidoras, ou seja lá quem decidiu dar esse nome em português ao filme, tenha mais respeito pelo seu público, nós seriamos muito capazes de assistir a um filme chamado “É uma história meio que engraçada”, sabe como eu sei disso? Esse é o nome do livro em português e ninguém morreu no processo.

 


Vinicios Lombardi

Estudante de jornalismo, escrevo por compulsão e vejo filmes pelo mesmo motivo, às vezes é o contrário. Me arrisco em curtas metragens, até já me deixaram gritar "corta" e me chamaram de diretor em um set de filmagem, vai entender.

"O cinema é um modo divino de contar a vida"
Federico Fellini

© 2018 Cinerama Clube.

Todos os direitos reservados.

[email protected]

Developed By: Vedrak Devs