5 filmes de Hollywood que copiaram animações japonesas


Há algum tempo o anuncio de um remake americano do clássico japonês Ghost in the Shell gerou certo burburinho entre os fãs, especialmente pela escalação de uma atriz branca (Scarlett Johansson) para o papel de Major Motoko, protagonista do filme.

johanssonkusanagi

 

Acontece que isso não é novidade, não é a primeira vez que Hollywood bebe dessa fonte tão rica que é o mundo dos animes. Quer ver só? Aqui vai uma lista de filmes inspirados por animações japonesas.

 

A Origem – Paprika

A ficção científica de Christopher Nolan sobre criminosos que atuam dentro de sonhos é extremamente cultuada e considerada uma das melhores e mais originais dos últimos anos, mas parte desse crédito deve ser dado a Paprika, de 2006.

tumblr_msq4gnxai01rd9eobo1_400

paprika-inception-universal-unconscious
E as semelhanças vão além; Até mesmo a icônica cena do corredor foi inspirada em Paprika

Baseada em um livro de mesmo nome, a animação se constrói a partir da ideia do uso descuidado de uma tecnologia terapêutica que da acesso aos sonhos dos pacientes. As histórias tomam rumos diferentes, mas Nolan admitiu a inspiração no longa japonês. Uma adaptação live action de Paprika foi anunciada em 2010, mas depois do sucesso estrondoso de A Origem o projeto foi esquecido.

 

Réquiem para um Sonho – Perfect Blue 

Darren Aronofsky não mantém em segredo o fato de ser um grande fã de Perfect Blue. Tanto que ao dirigir Réquiem para um Sonho ele comprou os direitos de imagem do anime para reproduzir a icônica cena da banheira.

b63v1zfimaajat

E essa não foi a última vez que um filme seu compartilhou características com o clássico cult de 1997, Cisne Negro também é frequentemente comparado a Perfect Blue pelas personagens com dramas e personalidades parecidíssimos, cujas realidades e alucinações se misturam frequentemente, além de cenas visualmente idênticas. Aronofsky reconhece a existência das semelhanças, mas nega a inspiração nesse caso.

Em cima, Perfect Blue. Abaixo, Cisne Negro.
Em cima, Perfect Blue. Abaixo, Cisne Negro.

Veja outras semelhanças clicando aqui.

Cidade das Sombras – Akira

Lançado um ano antes de Matrix, a ficção científica é frequentemente apontada como fonte de inspiração para os Wachowskis, com os filmes compartilhando até mesmo cenários. Seja qual for a influência de Matrix, a de Cidade das Sombras com certeza foi Akira. O diretor Alex Proyas esclareceu que sua maior inspiração foi a obra-prima de Katsuhiro Otomo.

Dark City/Akira
Dark City/Akira

O mangá e as versões animadas de Akira fizeram um grande sucesso, e inspiraram até mesmo a batalha final de Cidade das Sombras. O diretor do filme chama de homenagem, mas colocando as cenas lado a lado fãs veem semelhanças mais marcantes do que uma simples homenagem.

Círculo de Fogo – Neon Genesis Evangelion

Na década de 90 o cenário de animações japonesas enfrentava uma certa crise, até o aparecimento de Neon Genesis Evangelion. O público imediatamente se conectou ao jovem protagonista que lutava contra alienígenas ao lado de suas amigas usando um ser gigante, seu EVA, enquanto enfrentava seus demônios pessoais.

Círculo de Fogo/Evangelion
Círculo de Fogo/Evangelion

Por mais que você não conheça o anime, o conceito com certeza lhe soa familiar, isso porque em 2013 foi lançado Círculo de Fogo, um filme com inspirações diretas de vários aspectos da cultura japonesa. O diretor, assim como o roteirista do filme, negam ter visto a obra japonesa, o que nos faz pensar que a influência existe pelo menos indiretamente.

O Rei Leão – Kimba, o Leão Branco

Essa vai doer na infância de algumas pessoas. O dublador de Simba, Matthew Broderick afirmou que O Rei Leão se trata de um remake da série animada japonesa, Jungle Taitei. A animação fez muito sucesso, dentro e fora do japão, e mostra um filhote de leão que enfrenta as dificuldades e amadurecimentos necessários para a liderança. 

Qual é, Disney...
Qual é, Disney…

A Disney nega ter pegado emprestado qualquer aspecto da série, mas nisso é difícil de acreditar quando os primeiros conceitos de Simba (cujo nome se parece muito Kimba) o mostram como um leão branco. Até mesmo algumas cenas foram animadas da exata mesma forma. O reino mágico ressurgiu após O Rei Leão, mas talvez não tenha feito isso sozinho.

Adaptações de animes são mais comuns do que pensamos, nos resta torcer para que as que ainda estão por vir respeitem o material original e resultem em obras que também se pareçam em qualidade.

 

Etiquetas: , , ,


Gabriel Martins

Adicto às artes, pois através delas a vida ganha sentido.

"O cinema é um modo divino de contar a vida"
Federico Fellini

© 2018 Cinerama Clube.

Todos os direitos reservados.

CONTATO | ANUNCIE

Developed By: Vedrak Devs