Livro | Mitologia Nórdica | Neil Gaiman

No Brasil, Neil Gaiman ainda não atingiu o patamar de reconhecimento que outros escritores como George R. R. Martin ou Stephen King atingiram. Mesmo com o sucesso do seu Sandman e do relativo sucesso atingido pelo livro Deuses Americanos, o autor ainda encontra obstáculos para atingir o grande público.

Nada que seja um problema maior, é só curioso observar como alguns bons escritores acabam encontrando dificuldade e perdem feito para as pataquadas escritas por Youtubers, que vendem igual água no Carnaval. Então estou pedindo a sua ajuda fã de Stephen King, George Martin e Tolkien. Na próxima vez que você for a uma livraria, procure um livro do Neil Gaiman. Depois me escreva o que você achou do livro.

Mitologia Nórdica é o recorte que Gaiman fez sobre os mitos que povoaram e influenciaram a vida dos povos Escandinavos e Germânicos.

Sem se deixar contaminar por um viés Hollywoodiano, o livro apresenta os deuses e as criaturas nuas. Expondo seus defeitos, suas falhas e os seus traços, quase, humanos.

Com uma abordagem leve e dividido em contos. O livro trata dos acontecimentos e lendas de maneira quase, eu disse quase, didática. A leitura é bem leve e, fazendo alguns ajustes, é possível que o livro seja lido por crianças de qualquer idade. Veja bem, um livro com linguagem infantil está longe de ser um livro para crianças. Vale lembrar que o imortal O Hobbit é um livro feito para o público infantil, mesmo assim a profundidade da sua narrativa encanta adultos até os dias de hoje – assim como tudo feito por Tolkien.

  • Deixa eu entender, então você está comparando Mitologia Nórdica com Tolkien??!! Eu começo a escrever um textão agora eu espero mais um pouco?!!

Só espera um pouco. Lógico que o Neil Gaiman não é um Tolkien e o seu Mitologia Nórdica não é um Hobbit mas, por trás das histórias mais simples e dos enredos mais singelos, o livro possuí mensagens profundas. Também preciso acrescentar um fato: nem sempre a história tem traços infantis, a parte em que o deus Loki é amarrado com as entranhas do próprio filho é um bom exemplo disso.

Mitologia Nórdica é um livro que mostra o retrato de um povo complexo e de uma terra distante. Para um brasileiro, poder contemplar esse mundo de invernos rigorosos e verões de dias sem fim é um privilégio. Gaiman foi respeitoso ao lidar com as lendas e a sua abordagem abre muito espaço para pesquisas.

Existe sangue, existe violência e existe sexo, mas, todos esses acontecimentos estão no plano de fundo. Utilizados apenas para demonstrar certas características daqueles deuses.

Se a sua única abordagem sobre Thor e Loki é de que eles são irmãos e trabalham para um cara de sobretudo e tapa-olho. Bem, você pode expandir um pouco o seu conhecimento e descobrir que eles são sobrinho e tio (mas se serve de consolo, o chefe deles ainda usa um tapa-olho).

Com uma encadernação bonita e um preço – até o momento dessa publicação – bem abaixo da média dos livros. Mitologia Nórdica é uma leitura leve, que serve muito bem para acompanhar as suas outras leituras, já que ele está dividido em pequenos contos e caso você se perca em algum momento, o livro tem um glossário no final explicando quem é quem desse universo místico de Asgard.


Vinicios Lombardi

Estudante de jornalismo, escrevo por compulsão e vejo filmes pelo mesmo motivo, às vezes é o contrário. Me arrisco em curtas metragens, até já me deixaram gritar "corta" e me chamaram de diretor em um set de filmagem, vai entender.

"O cinema é um modo divino de contar a vida"
Federico Fellini

© 2018 Cinerama Clube.

Todos os direitos reservados.

[email protected]

Developed By: Vedrak Devs