HistóriaDensaAtéFicarTudoNaCorCinzaMetálico em Garota Exemplar, de David Fincher

Estava eu em minha cama, envolta pelo edredom cheirando à amaciante, lendo o livrinho supimpa da youtuber Jout Jout, ao som chuvoso de quarta-feira e lembrando que o tema deste post ainda se encontrava indefinido. Sem pressa, cogitei falar sobre o que estava escutando, ou o que me lembrava isto, a chuva abafada. Juntei com a leitura que dizia sobre crises no cotidiano e na vida… Mas que filme, ou coisa do tipo se encaixaria nesta mistura??..

Esse mix renderia um belo drama….e um drama de alta tensão? Melhor. Mas, e se essa tensão fosse incorporada à algo ligado à chuva… um suspense psicológico seria completo! É o que filmes como Garota Exemplar (2014) oferecem. Tanto em imagem e música quanto em enredo, o fôlego é acirrado, e o que parecia ser somente um fim de dia tranquilo com chuvinha e calmo com a companhia de um livro, se torna um script estridente.

Poster de Garota Exemplar
Poster de Garota Exemplar
Um trabalho minucioso do penetrante David Fincher, com base em um casal vívido de expansivos instintos , que enfrenta uma aleatoriedade na relação.

Sim, em outras palavras, uma crise. Mais densa e excitante. Características reveladoras dos filmes de Fincher.

Sr. David Fincher, in black and white.
Sr. David Fincher, in black and white.

Temos neste sedutor roteiro adaptado, de Gillian Flynn : a belíssima Rosamund Pike com um porte fino impecável e um controle fatal ; o másculo Ben Affleck como esposo conivente e misterioso; um diretor de cinema especialista no quesito históriadensaatéficartudonacorcinzametálico; Trent Reznor com o sound metálico enevoado de sempre; e, last but not less, uma fotografia técnica nas melhores escalas possíveis de azul-cinza e um relançe de vermelho-sangue – o que sempre acompanha Fincher.

Escala de cores em Garota Exemplar
Escala de cores em Garota Exemplar

Tive grande encanto por este gênero, pois chega a ser viciante o jogo de cenários do cinema de Lynch, Scorsese, Winding Refn , e com Fincher a regra foi a mesma, onde consiste no drama de alguém que esconde um mistério e comete um crime, que se envolve com outras pessoas sendo por crime ou pela sedução, que já vira um suspense, que há uma fatalidade que provoca questionamentos, que já induz o psicológico a fazer ligações atordoantes. You got it, right?

 

Vem cá rapidinho nessa tradução

Sem mais delongas, até porque queridos, é de dar uma certa agonia em tentar expressar toda a estrutura magnífica deste longa, concluo dizendo que quando eu e uma amiga o assistimos no cinema, saí de lá a dar risadas de tão bom que foi , e ainda por ter recebido uma carga tempestuosa de instintos assassinos vindos do personagem chamado… você vai descobrir quando vê.

Estou tão feliz, agora que estou morta
Estou tão feliz, agora que estou morta

Bônus: uma amostrinha da soundtrack , para atiçar você mais um pouco.

Etiquetas: , , , , , ,


Letícia Nunes

Cinema: artefato preferido // [email protected]

"O cinema é um modo divino de contar a vida"
Federico Fellini

© 2018 Cinerama Clube.

Todos os direitos reservados.

CONTATO | ANUNCIE

Developed By: Vedrak Devs