Dez aberturas marcantes de séries que os fãs amam.

Encontra aquela série que te prende pode ser muito mais atraente do que gastar dinheiro numa balada com os amigos. Ok, convívio social é importante, mas, convenhamos, é tentador ficar no conforto de casa acompanhando sua série favorita após um dia ou semana exaustiva. Além do formato tradicional de programação de tv, o acesso crescente da Internet popularizou os serviços Streaming e download, flexibilizando e aumentando ainda mais o consumo desse tipo de mídia. Não é atoa que existem tantas séries sendo produzidas e disputando audiência e popularidade entre as pessoas.
Além de um enredo e elenco interessantes, uma abertura bem produzida pode ser, na maioria dos casos, um diferencial que irá “fisgar” a atenção do espectador. Além disso, a abertura dará,  geralmente de forma rápida e criativa, uma abordagem do que a série se dispõe a oferecer. Muitas delas marcaram a mente e coração dos fãs.
Então, se você é do tipo que gosta, canta, cantarola, assobia o tema de abertura e não ousa pular mesmo numa maratona, essa matéria foi feita pra você. Listei dez delas, apesar de saber que muitas são amadas, levando em consideração a popularidade, criatividade e beleza dos temas.

10 – Twin Peaks 
A série cult de David Lynch marcou a geração da década de 1990 que foi convidada a desvendar o mistério do assassinato de Laura Palmer na cidade madeireira e aparentemente pacata de Twin Peaks. A abertura sugere um ambiente provinciano, onde até as pessoas seguem suas vidas rotineiramente, assim como as máquinas automáticas de sua serraria, mas que algo está para mudar. O tema foi belamente composto por Angelo Bandalamenti.

9 – Stranger Things
Sucesso estrondoso e recente de popularidade, Stranger Things é um resgate de um entretenimento quase esquecido. A abertura possui elementos interessantes: a fonte das letras são as mesmas das capas dos livros de Stephen King; o uso do neon e som de sintetizadores homenageiam os filmes de John Carpenter. Uma síntese do amor aos anos 1980.

8 – F.R.I.E.N.D.S
Por mais que você não tenha assistido essa série, é muito provável que você conheça a abertura ou seu tema devido a enorme popularidade dela –  que contou com dez anos de exibição. De tão conhecida, foi usada diversas vezes em paródias na internet. Os fãs a guardam com carinho e nostalgia.

7 – The Big Bang Theory
Outra série de comédia bastante popular. Muitos nerds e geeks sentiram-se representados por Sheldon e seus companheiros, resultando em altos índices de audiência e quatro Emmys. A banda canadense Barenaked Ladies criou o tema e, de forma rápida e criativa, conta o surgimento da vida Terra e a evolução da humanidade, segundo a Ciência.

6 – Demolidor 
O herói de Hell’s Kitchen teve sua adaptação digna paras as telas na Netflix. Sua abertura é genialmente esquematizada com uma cidade que se revela ao banhar-se de sangue, sugerindo um ambiente dominado pela violência e corrupção. A mensagem pode ir um pouco além: quem está enxergando de fato a iniquidade do lugar? Quem realmente é cego?

5 – Mad Men 
Um homem de negócios a beira de um colapso. Em sua queda vertiginosa, suas ambições, vícios e tentações são mostrados como propagandas vintages de outdoors. Presume-se que este mundo seja consumista, materialista e instável. Apesar de tudo, o personagem esconde tudo sob uma tranquilidade aparente.

4 – Dexter
A abertura de Dexter é brilhante. O simples ato de acordar, tomar café da manhã e ir ao trabalho é desenvolvido de modo a mostrar seu lado mais sombrio através de um comportamento passivo-agressivo. Os closes dão enfase à lâminas, carne e sangue. Por fim, revelam um rosto sereno, mas que esconde um psicopata.

3 – True Detective (Primeira Temporada)
Quem assistiu essa temporada tem saudades da teimosia e filosofia pessimista de Rust Cohle e do carisma de Martin Hart em sua longa jornada para capturar um serial killer. A abertura evoca o ambiente desgastado da Louisiana, dominada pelo misticismo e valores morais decadentes, e o vazio existencial de seus personagens.

2 – The Walking Dead
O mundo zumbi pós-apocalíptico. Não há mais leis ou regras, o caos e o instinto de sobrevivência predominam. Mas os mortos-vivos não são a unica razão de perigo. Esta abertura é aterrorizante, mas ao mesmo tempo fascinante. Coloca o espectador no clima de tensão e medo.

1 – Game of Thrones
Quando você joga o jogo dos tronos, você vence ou você morre. A frase de Cersei Lannister resume bem o universo criado por George R. R. Martin. Violência, traição, estratégia política e militar, um pouco de fantasia e muito sexo são os elementos mais notáveis da série. A abertura, ricamente orquestrada, tem como objetivo situar geograficamente o espectador no continente de Westeros e Essos –  e arrepiar todo o corpo também.

 

Achou que a abertura da sua série favorita ficou faltando ? Comente. De acordo com a recepção matéria, faremos uma segunda parte com outras dez aberturas.

 

 

Etiquetas: , , , , , , , , , ,

"O cinema é um modo divino de contar a vida"
Federico Fellini

© 2018 Cinerama Clube.

Todos os direitos reservados.

CONTATO | ANUNCIE

Developed By: Vedrak Devs