Rick and Morty | Uma das melhores séries da atualidade

Criada por Justin Roiland (Hora de aventura) e Dan Harmon (Community) para o bloco de programação noturna Adult Swim, exibido no canal norte americano Cartoon Network, Rick and Morty fez sua estreia em 2 de Dezembro de 2013. Mas não se trata de uma simples série adulta qualquer, com humor besteirol, palavrões e violência. Aliás, muitas não conseguem ser tão inovadoras e acabam se tornando repetitivas, sem coisas que realmente chamem a atenção. Claro que existem muitas exceções. Um bom exemplo disso é Bojack Horseman, série original da Netflix, que não é apenas uma simples animação adulta de comédia. Está cheia de sentimentos filosóficos e trabalha assuntos sérios, como abuso de álcool, drogas, depressão, solidão, entre outros. Uma série bem profunda, que acaba de ser renovada para a sua quinta temporada em 2018.

Imagem relacionada

O potencial dessa animação já era previsto, trazendo grandes expectativas desde o primeiro episódio, não mostrando todo o seu pontencial mas claro mostrando toda a qualidade e o tom satírico, melhorando ao decorrer dos episódios, se mostrando a série brilhante que todos amamos. Rick é um cientista absurdamente genial, tido como o mais esperto do planeta, na série. Capaz de criar qualquer dispositivo tecnológico, e as vezes até em pouquíssimo tempo, ele possui uma “arma” chamada Portal gun, que é capaz de levá-lo para outras dimensões. Egoísta, alcoólatra e impulsivo, vive margeando os limites da sociopatia, voltando depois de anos a reencontrar a própria fámilia. Junto ao neto Morty, um garoto inseguro e motivado por coisas menos loucas que o avô, viverão aventuras mortais dentro de possibilidades impensáveis da ciência. A série inclui no seu enredo a concepção de múltiplos universos paralelos e sociedades alienígenas, levando o garoto a vivências perigosas e surreais que irão causar inúmeras mudanças em sua personalidade e caráter no decorrer da história.

Resultado de imagem para Rick and Morty

Ainda na família temos Summer irmã mais velha de Morty, uma adolescente convencional muitas vezes superficial, que é obcecada por melhorar seu status com seus colegas, sempre expressando ocasionalmente inveja por sempre ser o seu irmão a acompanhar seu avô em suas aventuras. Também temos Beth que e a filha do nosso grande Rick, e mãe de Morty e Summer, como seu pai, ela bebe muito (Muitas vezes para tirar o stress) e é bastante inteligente, trabalhando em um hospital veterinário, mas sempre se lamentando por não ter sido médica, mas ao contrário dele, é sempre responsável, e por último mas não menos importante Jerry pai inseguro de Summer e Morty, e esposo de Beth (os dois mostram uma incompatibilidade muito grande, pela alta quantidade de brigas na série), sempre desaprovando fortemente a influência de Rick sobre seu filho, podemos ver muito bem isso ao decorrer da série, e até mesmo no primeiro episódio. Ele tem uma personalidade infantil e impressionável, satirizado na série como o homem comum, que sempre acaba se deslumbrando com o novo e o desconhecido, que vive seguindo regras e esta sempre satisfeito sendo manipulado, total contrário de Rick, trazendo alguns episódios engraçadíssimos com ele, só de escrever sobre ele, eu já começo a rir.

Imagem relacionada

Ela é baseada num projeto independente de Justin Roiland, chamado “The real animated adventures of doc and mharti”, para o festival de cinema Channel 101, e seria uma sátira ao clássico filme Back to the Future (1985). Inicialmente a Adult Swim abordou Harmon a respeito de idéias para a televisão, e assim ele se uniu a Roiland e desenvolveram o programa com base no curta, fazendo adaptações e substituindo os personagens.

Resultado de imagem para The real animated adventures of doc and mharti

Apresentando um roteiro bem construído e episódios que chegam ao cúmulo de serem chamados simplesmente de geniais, a trama frequentemente adota uma perspectiva existencialista, com alguns discursos filosóficos que te farão pensar e refletir. Também outras filosofias são referenciadas, como o determinismo, o niilismo e o trabalho de Friedrich Nietzsche. A ciência e a razão ao invés de conduzirem a humanidade a um proposito maior, levaram a destruição de qualquer coisa não racional (A fé, crenças, sonhos, desejos) , “Deus esta morto, e nós o matamos”, assim qual sendo o sentido da vida? Isso esta evidente tanto no comportamento geral de Rick, quanto nas numerosas observações dos personagens durante os eventos de muitos episódios. Com narrativas dinâmicas, a série também traz consigo diversas referencias a cultura pop, e foi basicamente construída num perfil futurístico, fazendo sátiras a filmes como A Origem (2010), Matrix (1999), Star Trek (1966), Jurassic Park (1993), Guia do Mochileiro das Galáxias (1979), claro Back to the Future (1985), Mad Max (1979) Homens de preto, (1997) Nosferatu (1922), A hora do Pesadelo (1986), Zardoz (1974) etc.

Imagem relacionada

Tendo muito também de Hp Lovecraft com o seu cosmicismo, que enfatiza que o terror de tudo que esta além do nosso campo de compreensão, exemplo, o sentimento simultâneo de medo, nojo e aflição que sentimos quando navegamos no desconhecido, e incompreensível espaço que repentinamente colide com a nossa realidade. O cosmicismo é cheio de entidades que mostram o quão insignificante a humanidade é. Isso é realmente aterrorizador, mas no caso de Rick and Morty, chega a ser hilário. Como Lovecraft, Rick and Morty usa o cosmos de uma maneira que explore questões filosóficas, imaginando oque diabos teria nos confins do espaço, tendo até uma grande referencia a Lovecraft na abertura, com o seu grande Cthulhu.

Realmente merece elogios, pois, além do excelente roteiro, traz personagens bem construídos, uma ótima animação em 2d e, claro, com referências que fortalecem as afirmações de outras dimensões ”Multiverso”, viagens interestelares e diversas teorias científicas. Sempre com boas piadas, sátiras e críticas surpreendentes, a inteligência de Rick and Morty está em como ela lida com temas simples (Coisas do cotidiano), mas com uma abordagem brilhante e excepcional, fazendo não só com que você ria, mas também reflita sobre o que riu. Não é a toa que a série esnoba seus 9.4 no IMDb. Ela já se encontra na terceira temporada, com episódios lançados semanalmente. As duas primeiras estão disponíveis na Netflix. Então não percam tempo, pare agora oque você esta fazendo, e vão logo ver Rick and Morty.

Wubba Lubba Dub Dub !

Etiquetas: , , , ,


Ruy Neto

Apenas um garoto que ama cinema.

"O cinema é um modo divino de contar a vida"
Federico Fellini

© 2018 Cinerama Clube.

Todos os direitos reservados.

[email protected]

Developed By: Vedrak Devs