A Grande Muralha : “Parceria” puramente estratégica

Dirigido por Ymou Zhang (O Clã das Adagas Voadoras), “A Grande Muralha” pode ser analisado sob dois pontos de vista distintos: um despretensioso e visualmente belo filme para “passar o tempo”…ou uma alegoria risível, se a intenção for listar qualidades.

Tendo a grande Muralha da China como “locação”, o que vemos aqui é um atordoado Matt Damon que parece ter caído no meio de uma confusão meticulosamente orquestrada e ambiciosa. No papel de William, um mercenário do século XV em busca de pólvora, Damon, acompanhado de Pedro Pascal (Tovar), foge do ataque de uma criatura misteriosa, e acaba aos pés da muralha, onde se vê em meio a uma grande batalha de guerreiros chineses contra monstros que pretendem atravessar o monumento e invadir a cidade do outro lado.

Sendo uma espécie de co-produção entre China e EUA, o filme não consegue disfarçar sua estratégia comercial puramente mercadológica, onde o objetivo é alavancar a audiência de um público globalizado, pensado propositalmente.

Apesar disso, é impossível não notar o capricho do longa, evidenciado através de figurinos coloridos e luxuosos, técnicas curiosas de artilharia…e uma fotografia que se esforça todo o tempo para ser notada.

Em um determinado momento, até o mais exigente cinéfilo deixa de lado o olhar crítico, e embarca sem pudores em uma viagem frenética e visualmente impactante, que parece não se levar muito a sério.

Jing Tian como a comandante Lin Mei.

Quando se dá conta disso, o espectador abraça a idéia, e se deixa levar.

Deixando para trás a expectativa de acompanhar um filme “sério”, é possível sim, se divertir em meio às flechas, explosões, monstros digitalizados que são até competentes…e um CGI que grita por atenção.

Válido como um despretensioso passatempo…e somente isso.

Trailer:

Etiquetas: , , , , , , , ,


Adriano Rezende

Apaixonado por cinema e televisão. Espectador assíduo. Cinéfilo assumido.

"O cinema é um modo divino de contar a vida"
Federico Fellini

© 2018 Cinerama Clube.

Todos os direitos reservados.

CONTATO | ANUNCIE

Developed By: Vedrak Devs