Melhor lugar do cinema: 5 aspectos ajudam a encontrar poltrona ideal para ver o filme

Chegando ao cinema, tudo o que você deseja é um bom lugar para assistir confortavelmente ao filme e ter a melhor experiência possível. Mas nem sempre é fácil encontrá-lo apenas “chutando” qual é a melhor poltrona. Segundo a construção arquitetônica dos cinemas, há fatores específicos que garantem que a sessão seja perfeita – e eles estão concentrados nos melhores locais da sala.

Melhor lugar do cinema para assistir filmes

Há quatro aspectos que contam para determinar o conforto de qualquer ambiente: sonoro, luminoso, térmico e ergonômico. Em uma sala de cinema, alguns deles têm mais importância que outros. Além disso, o ângulo de visada é fundamental para uma boa experiência.

Conforto luminoso

“A exposição da radiação da luz da tela é prejudicial ao olho e se tem ofuscamento, também não é confortável”, esclarece o arquiteto Caio Frederico, professor adjunto de conforto ambiental na Faculdade de Arquitetura e Urbanismo Universidade de Brasília.

No entanto, ele explica que, hoje, como as telas mais modernas são digitais, há uma compensação no nível da luz que adapta muito bem para alcançar um bom contraste no olhar. Portanto, esse quesito vai estar adequado em qualquer local do cinema, basta que não esteja entrando luz externa no ambiente.

Térmico

Esse é o que menos temos controle na hora de escolher um lugar no cinema, então o remédio e obedecer o conselho dos mais velhos e levar um agasalho para ver o filme. Para o arquiteto ouvido pelo VIX, a questão térmica também pode ser desconsiderada na hora de analisar os lugares da sala de projeção.

Ergonomia

“A dimensão do conforto ergonômico – a postura, a posição de acomodação – é importantíssima no cinema”. Por isso que cada vez mais as grandes redes de cinema vêm investindo em cadeiras mais confortáveis e ajustáveis. E unir esse fator com o que a arquitetura chama de “ângulo de visada” é o segredo do melhor lugar.

Sonoro

É nas cadeiras localizadas no meio da sala (que coincidem com o ângulo de visada, que veremos a seguir) que são feitos os testes sonoros das salas. São nesses lugares, portanto, que o som vai chegar com maior perfeição: nem muito baixo, nem muito alto.

“Ângulo de visada”

Um bom ângulo de visada garante que você não vá precisar mexer a cabeça para enxergar as extremidades da tela. Esse lugar se encontra praticamente no meio da sala, e há uma boa explicação para isso. Segundo Frederico, lugares nessa altura formam um ângulo de 30º a 40º com o último assento da sala. Estudos internacionais garantem que o ideal é 36º.

Dificilmente você vai levar um esquadro e régua para o cinema, então, antes de comprar o ingresso numerado, ou mesmo na própria sala, faça o seguinte raciocínio:

  • Como o ângulo de visada é projetado do fundo da sala em direção à tela, ele forma uma espécie de cone.
  • A metade desse cone é, mais ou menos, a fileira onde está o melhor lugar
  • Tenha em mente também que o melhor lugar ficará no meio da tela (se a sala tem fileiras com vinte cadeiras, a 10º ou 11º serão as ideias)

Etiquetas: , , , , ,


Caio Augusto

Estudante, 21 anos, apresentador do canal Cinerama TV, e o maior fã do Scorsese que você respeita.

"O cinema é um modo divino de contar a vida"
Federico Fellini

© 2018 Cinerama Clube.

Todos os direitos reservados.

CONTATO | ANUNCIE

Developed By: Vedrak Devs