10 Melhores Filmes de Ação do Cinema

O cinema consegue cativar o espectador de muitas maneiras. Seja ela através de histórias fascinantes e emocionantes, baseadas em fatos reais, ou filmes ousados e mágicos que nos fazem viajar para outro mundo. O avanço dos efeitos visuais fez essa magia do cinema ficar cada vez mais real, através de grandes épicos de aventura, ficção científica, e drama. Mas uma grande verdade nos convém; também adoramos ver o Chuck Norris com uma escopetinha destruir um exército inteiro. Ou o Rambo destruir um tanque de guerra portando apenas uma faca. Baseado nesse sentimento de adrenalina que sentimos ao assistir esses grandes clássicos violentos, separamos uma lista com 10 filmes de ação pura que vale muito a pena conferir.

 

John Wick : Um Novo Dia Para Matar (John Wick: Chapter 2 – 2017)

A continuação do filme De Volta ao Jogo, estrelado por Keanu Reeves, mal estreou e já entrou para nossa lista. O filme é praticamente uma continuação direta do primeiro, e conta a história do envolvimento de John Wick (conhecido carinhosamente como bicho-papão), um ex-assassino que deseja sair dessa vida. Para isso, ele precisará sair das mãos da máfia italiana, o que não é nada fácil. O filme apresenta cenas de ação repletas de “Gun-Fu”, aonde ele mistura artes marciais pesadas e armas. Excelente filme pra quem gosta de tiroteios, lutas e estilo, claro, já que Wick traja um belíssimo terno na maioria das vezes. Confira o trailer:

 

Fogo Contra Fogo (Heat – 1995)

      Estrelado pelos gênios Al Pacino e Robert de Niro, o filme Fogo Contra Fogo se passa em Los Angeles. Na cidade, é cometido um assalto milionário no qual três policiais são mortos. Assim, um detetive da Divisão de Roubo e Homicídio (Al Pacino) assume o caso. Apesar de contar com poucas pistas, de estar lidando com ladrões profissionais, além de ter problemas em sua vida pessoal, ele tenta impedir que esta quadrilha continue operando. O filme tem cenas de tiro fantásticas, e vale a pena conferir:

 

Kingsman: Serviço Secreto (Kingsman: The Secret Service – 2014)

      O filme tem uma premissa diferente e ousada, e trata a temática de espionagem britânica de forma bem interessante. Um jovem problemático chamado Eggsy (Taron Egerton) conhece um agente chamado Harry (Colin Firth), que o introduz a uma agência de espionagem conhecida como Kingsman, aonde disputará com outros recrutas. O filme é repleto de gadgets inteligentes e lutas bem coreografadas, além de personagens carismáticos e uma narrativa envolvente. Confira abaixo o trailer:

 

A Origem (Inception – 2010)

      Projetado pelo gênio Christopher Nolan, A Origem trata de um tema que é presente na vida de todos nós: os sonhos. Através da incorporação de diversos ramos dessa área, como sonhos lúcidos, subconsciente, memórias e sentimentos, Nolan construiu uma das maiores narrativas de todos os tempos e ainda conseguiu comprimir tensas cenas de ação no longa. A narrativa conta a história de Cobb (Leonardo DiCaprio), um ladrão especializado em roubar segredos valiosos do subconsciente das pessoas, durante o estado de sono. Um dia, se envolve com um empresário japonês e recebe uma missão quase impossível, a de plantar uma ideia em seu cérebro, iniciando uma jornada perigosa aonde tem que enfrentar tudo, inclusive seus próprios “demônios”. Uma obra de arte dos filmes de ação, definitivamente.

 

Kill Bill Vol.1, Vol.2. (2003)

      Talvez o mais exótico da nossa lista, os filmes Kill Bill Vol.1 e Vol.2 tem como foco as artes marciais. Dirigida pelo visionário Quentin Tarantino, essa sequência teve que ser comprimida em uma vaga só; os dois filmes são uma continuação direta uma da outra, como dois episódios subsequentes de um seriado. Uma Thurman interpreta o papel de Beatrix Kiddo, conhecida como The Bride, uma perigosa assassina que trabalhava em um grupo, liderado por Bill (David Carradine). Grávida, ela decide escapar dessa vida de violência e decide se casar, mas no dia da cerimônia seus companheiros de trabalho se voltam contra ela, quase a matando. Após cinco anos em coma, ela desperta sem um bebê e com um único desejo: vingança. O filme tem a presença de cenas de luta exóticas repletas de artes marciais e armas brancas; e como não pode faltar nos filmes do Tarantino: muito sangue.

 

O Exterminador do Futuro 2: O Julgamento Final (The Terminator 2 – 1991)

O Exterminador do Futuro 2 foi um marco na história da ficção científica no cinema. Estrelado pelo monstro Arnold Schwarzenegger, o filme narra a história de John Connor (Edward Furlong), um garoto que seria o futuro líder dos humanos na guerra contra as máquinas, e seu envolvimento com o android T-800 (Arnold). Esse filme conta com um enredo complexo e intrigante, e cenas de perseguição estonteantes. Também é uma crítica à sociedade, do ponto de vista da relação entre homens e máquinas, aspecto também explorado em clássicos como Matrix e Blade Runner.

 

Batman: O Cavaleiro das Trevas (The Dark Knight – 2008)

      Por incrível que pareça, um filme de super-herói está no nosso Top 10. Mas bem, não é qualquer herói. É o Batman. E como se já não bastasse ser um filme do Batman, Christopher Nolan conseguiu consagrar esse filme como um dos melhores de todos os tempos, agradando a críticos, fãs, novos espectadores e rendeu até um Oscar de melhor ator para o antagonista do filme. Em Gotham City, a cidade fictícia aonde reside Bruce Wayne (Christian Bale), seu alter-ego luta contra o crime organizado, junto com o tenente James Gordon (Gary Oldman). O filme foca no conflito entre o Batman, e um criminoso sádico chamado Coringa (Heath Ledger, o vencedor do Oscar), envolvendo perseguições, lutas, e o mais importante, jogos psicológicos entre os personagens, que resulta numa tensão máxima. Obrigatório para todos os cinéfilos desse país:

 

Mad Max: Estrada da Fúria (Mad Max: Fury Road – 2015)

      Mad Max: Estrada da Fúria foi um grande filme estreado em 2014, que conta com efeitos visuais belíssimos, cenas de perseguição intensas e muita violência. A história se passa num mundo pós-apocalíptico aonde a maior riqueza existente é o petróleo. Assim, os sobreviventes restantes lutam e se explodem, na busca incessante por esse recurso. Os personagens são exóticos e a loucura automotiva é a grande característica do filme, aonde pilotos de carro “kamikazes” são considerados heróis e a sanidade é algo realmente questionável. No papel principal, temos Tom Hardy, acompanhado da poderosa Charlize Theron, uma revolucionária que tenta salvar das mãos do sanguinário ditador Big Joe, um grupo de mulheres escravas. Bota a pipoca no colo, coloque o som no máximo e se segure na cadeira, pois Mad Max é o filme se você procura ficar sem fôlego do começo ao fim.

 

Busca Implacável (Taken – 2008)

       O primeiro de uma sequência de três filmes, Busca Implacável é indispensável pra quem gosta de filmes de ação. Estrelado pelo poderoso Liam Neeson, o filme conta a caça do ex-agente da CIA Bryan Mills aos homens que sequestraram sua filha. Ninguém na história do cinema tem mais disposição que ele para tal fardo. Mestre de diversas artes marciais fatais, e atirador de primeira linha, o homem destrói todos que entram em seu caminho, equilibrando seu profissionalismo e sentimentalismo pela sua querida filha. As cenas de ação do filme são tão boas que conseguiram garantir sua posição no segundo lugar da nossa lista. Essa obra foi a dona da famosa cena do telefone:

“I will look for you. I will find you. And I will kill you.”

“Eu vou te procurar. Eu vou te encontrar. E então eu vou te matar.”

Simplesmente fenomenal.

 

Duro de Matar (Die Hard – 1988)

      O clássico filme estrelado por Bruce Willis chegou ao primeiro lugar de nossa lista. Um dos primeiros percussores do gênero policial no cinema, Duro de Matar, de 1988, é eletrizante. O irônico detetive John McClane, mora em Nova York e está indo encontrar sua esposa em Los Angeles, que trabalha numa empresa japonesa. Porém, ao chegar no prédio, percebe que o edifício está sendo tomado por um grupo de terroristas e precisa agir para salvar o dia. Todo o filme se passa no prédio, mas isso não impede que ele te prenda até o final, com jogos psicológicos inteligentes, e muitas cenas de tiroteio. John McClane se apresenta como um personagem com uma personalidade forte, uma boca suja e muito sarcasmo. Um verdadeiro pai dos filmes policiais de ação, indispensável não somente para quem gosta do gênero, mas quem gosta de cinema no geral. Merecidíssimo o primeiro lugar na nossa lista.

Dizem que os clássicos são filmes que não envelhecem nunca. E Die Hard é a maior prova disso que eu já conheci.

Menções Honrosas:

Rambo First Blood Part II

007 – Casino Royale

Mission Impossible (1,2,3, Ghost Protocol e Rogue Nation)

 

E como diz John McClane, Yippee Ki-yay, motherfucker!

Achou que faltou algum filme? Ou que algum desses não merecia estar aqui? Deixe nos comentários, queremos te ouvir!

 

Etiquetas: , , , , , ,

"O cinema é um modo divino de contar a vida"
Federico Fellini

© 2018 Cinerama Clube.

Todos os direitos reservados.

CONTATO | ANUNCIE

Developed By: Vedrak Devs