A TV Cultura foi a babá eletrônica de muita gente! Seus seriados, desenhos e programas nos encantaram na infância e estão guardados nos nossos corações pela eternidade! Veja agora Top 5 programas que marcaram época!

1) “Senta que lá vem história!
Rá Tim Bum. 1990 – 1994. De Flávio de Souza.

“Senta que lá vem história”, famoso quadro do programa

Quem não se lembra desta série mais que clássica? Dirigida ao público infantil, com lições lúdicas sobre coisas elementares da vida: alto X baixo, grande X pequeno, frio X quente, etc. Foi um sucesso de audiência, com personagens que marcaram época: Nina (Iara Jamra) e sua boneca, a Careca; Professor Tibúrcio (Marcelo Tas); Euclides (Carlos Moreno, o mesmo das propagandas da Bom Bril), e sua cobra Silvia.

2) “Alô, planeta terra chamando! Alô, alô!
Mundo da Lua. 1991 – 1992. De Flávio de Souza.

Primeiro episódio de “Mundo da Lua”

Outro sucesso do grande Flávio de Souza, com António Fagundes, Gianfrancesco Guarnieri, Lucinha Lins, Mira Haar e Luciano Amaral,Mundo da Lua” mostrava o dia a dia mais que ordinário de uma família de classe média paulistana que, com um gravador e muita imaginação, era narrada pelo caçula, Lucas Silva e Silva, de forma extraordinária!

3) “Raios e Trovões!
Castelo Rá-Tim-Bum. 1994 – 1997. De Cao Hamburger, Ana Muylaert e Flávio de Souza.

Episódio épico de “Castelo Rá-Tim-Bum”

Além de ter feito sucesso absoluto no Brasil, foi unanimidade em vários países! A história de um menino de 300 anos que queria ter amigos e ir pra escola, encantou a todos, literalmente! Com um elenco de peso: Cássio Scapim como Nino, Luciano Amaral como Pedro, Rosi Campos como Bruxa Morgana, Sérgio Mamberti como Dr. Victor, Ângela Dip como Penélope, e Paschoal da Conceição como Dr. Pompeu Pompílio Pomposo, ou Dr. Abobrinha (contando ainda com a cobra Celeste, Mau e Godofredo, Gato Pintado e Adelaide, a gralha); “Castelo” foi a série mais cara de todas já produzidas pela emissora paulista, mas com um retorno absurdo do público e da crítica – rendendo, em 1999, um longa-metragem, além de prêmios nacionais e internacionais, homenagens, mostras em museus, etc. Pura nostalgia!

4) “Puxa puxa que puxaCocoricó. 1° Fase: 1996 – 2002; 2° Fase: 2003 – 2008; 3° Fase: 2009 – 2012; 4° Fase: 2012 – 2013. Núcleo de Programação Infantil da TV Cultura.

Clipe nostálgico de “Cocoricó”

Sucesso em vários países, Cocoricó foi um Spin-Off de um especial infantil de 1989, “Banho de Aventuras“. A história de Júlio, um garoto de oito anos que vive na fazenda de seus avós, que aprende várias lições de vida e amizade, junto de seus amigos – Alípio, Astolfo, Lilica, Zazá, Caco, dentre outros personagens inesquecíveis!

5) “O primeiro beijoConfissões de Adolescente. 1994 – 1995. De Maria Mariana e Daniel Filho.

Episódio clássico de “Confissões de Adolescente”

Ah, a adolescência… O primeiro beijo, as amizades, os namoros, e até as primeiras relações sexuais – “Confissões” foi a voz dos sentimentos de muitos adolescentes dos anos 90! Além de ter sido um sucesso absurdo, revelou grandes nomes, como: Dani Valente, Leandra Leal, Débora Secco, dentre outros talentos. O sucesso foi tanto, que “Confissões” foi para o teatro e pras telonas do cinema alguns anos depois.

+Menção Honrosa.

Outros 5 programas que marcaram época e que valem ser lembrados!

1. Os Camundongos Aventureiros;

2. O Pequeno Urso;

3. As Aventuras de Tintim;

4. De Onde Vem?;

5. Doug.

+ Para Saber Mais – Exposição Tv Cultura “Senta que lá vem história“.

Exposição da Tv Cultura será interativa.

Em São Paulo, no Shopping Eldorado, terá, a partir do dia 24 deste mês, uma exposição dos cinquenta anos da TV Cultura. Seus programas mais icônicos, como “Provocações”, “Metrópolis”, “Roda Viva”, dentre outros, serão lembrados e comemorados em uma exposição interativa! Vale a pena conferir!

O que?
Exposição TV Cultura “Senta que lá vem história”;

Quando?
24/05 a 22/09;

Onde?
Shopping Eldorado, Av. Rebolças, 3970 – Pinheiros, São Paulo, SP, Brasil.

Vale a pena visitar! Tudo em nome da nostalgia!