Dez filmes que falam sobre o período da ditadura 

Com o Brasil as vésperas do segundo turno da eleição, os ânimos da população a todo vapor, e constantes debates quanto as pretensões governamentais do candidato X ou Y, uma temática que tem sido recorrente nos últimos dias é a Ditadura Militar, período vivido no Brasil do ano de 1964 até 1985, o qual foi iniciado com o Golpe de Estado contra o então presidente João Goulart, sendo o mesmo substituído pelo Marechal Castelo Branco. 

ditadura

Independente do lado escolhido nesse processo eleitoral, é preciso evidenciar e desmistificar determinadas coisas que tem sido erroneamente proferidas entre algumas pessoas: A Ditadura não foi uma mera intervenção, seu propósito não era afastar uma ameaça comunista iminente, e as perdas decorrente da violência e do descaso com os direitos humanos têm que ser colocadas em seu lugar de destaque, porque elas aconteceram e deixaram marcas físicas e psicológicas em centenas de brasileiros que foram de oposição a brutalidade do exército. 

O cinema, como qualquer arte existente, tem o potencial e o dever de se opor e resistir a contextos de desrespeito e violência, e isso tem sido feito há muito tempo, como por exemplo no Neorrealismo Italiano, movimento cinematográfico que se colocava em oposição a(o) estética/contexto fascista que dominou a Itália por mais de vinte anos. Assim como na Europa, o cinema no Brasil também lutou e resistiu a seus carrascos, e há de fazê-lo quantas vezes forem precisas, sobretudo porque essa indústria, ainda que deturpada pelo poder e pelas aparências, nasceu e se desenvolveu também ao redor da luta, da inconformidade para com a opressão, e da potencialidade humana de não sucumbir mesmo diante de grandes opositores. 

“Temos a arte para não morrer da verdade.”  Friedrich Nietzsche

Dito isso, foi feita essa lista com 10 filmes que mostram o contexto e os horrores da ditadura. Apreciem com sabedoria, o conhecimento é a única ferramenta que pode nos salvar do obscurantismo e do medo. 

1 – PRA FRENTE BRASIL (1982) 
Sinopse: Após ser confundido com um ativista político, um pacato cidadão da classe média é preso e torturado por agentes federais durante a euforia do milagre econômico brasileiro e da Copa do Mundo de 1970.

ditadura

2 – O QUE É ISSO, COMPANHEIRO? (1997)
Sinopse: Em 1968, a decretação do Ato Institucional número cinco, que impõe a censura sobre a imprensa e suspende uma série de direitos civis, faz com que vários jovens optem pela luta armada para enfrentar o regime militar. Alguns deles, decidem sequestrar o embaixador norte-americano Charles Elbrick para negociar com o governo a libertação de militantes presos. O sequestrado acaba desenvolvendo uma estreita ligação com seus captores. 

ditadura

3 – O ANO EM QUE MEUS PAIS SAÍRAM DE FÉRIAS (2006) 
Sinopse: Um belo dia, os pais de Mauro precisam viajar inesperadamente e o deixam aos cuidados de um vizinho judeu, o velho Shlomo. O filme mostra as marcas da ditadura brasileira na vida familiar, sob o olhar de um menino mineiro em 1970.

ditadura

4 – BATISMO DE SANGUE (2007)
Sinopse: Baseado no livro de Frei Betto, o filme conta a história de cinco frades dominicanos que se engajaram na guerrilha contra a ditadura militar nos anos 60 no Brasil. Por apoiarem a luta armada, são considerados comunistas, são presos e torturados.

ditadura

5 – ZUZU ANGEL (2006)
Sinopse:  Conta a história verídica da estilista Zuzu Angel, mãe do militante político Stuart Angel Jones, que foi torturado e assassinado pelos militares. Zuzu foi um exemplo de mãe que, antes apolítica, passou a lutar contra o governo pelo direito de reaver o corpo de seu filho assassinado e conseguir justiça.

ditadura

6 – TATUAGEM (2013)
Sinopse:  Paulete, a estrela de um ousado grupo de teatro, recebe a visita de seu cunhado militar, o jovem Fininha. Surge um tórrido relacionamento entre os dois, e agora o soldado precisa lidar com a repressão existente no meio militar em plena ditadura.

ditadura

7 – OS DIAS COM ELE (2014) 
Sinopse: Maria Clara mergulha no passado quase desconhecido de seu pai, Carlos Henrique Escobar. Ela vive as descobertas e frustrações de acessar a memória deste homem que foi preso e torturado pela ditadura militar.

ditadura

8 – HOJE (2013)
Sinopse: Vera recebe compensação do governo brasileiro pelo desaparecimento do seu marido durante a ditadura. Com o dinheiro, decide comprar um lindo apartamento. Porém, uma visita muda completamente a vida de Vera.

ditadura

9 – CABRA-CEGA (2004)
Sinopse:  Os anos de chumbo da ditadura norteiam a vida de dois estudantes que vivem o sonho da revolução. Comandante de um grupo de ação, Tiago é ferido em uma emboscada da polícia e precisa se esconder em um apartamento. A militante de base Rosa torna-se, então, sua enfermeira e único contato com o mundo.

ditadura

10 – MARIGHELLA – RETRATO DO GUERRILHEIRO (2001)
Sinopse: Marighella, filme do documentarista brasileiro Silvio Tendler, o documentário conta a história, as polêmicas, as vitórias e derrotas de Carlos Marighella, um dos líderes da luta armada contra a ditadura militar no Brasil.

ditadura

Veja também: Cinema 3D, está chegando a sua hora de dar tchau