Festival Varilux de Cinema

Do dia 07 até o dia 20 de Junho acontece o Festival de Cinema Varilux, em cerca de noventa cidades ao longo do Brasil. O festival é uma parceria Brasil – França que celebra as relações entre ambos os países, e que tem patrocínio de diferentes grupos, tanto do capital público, com a Secretaria de Estado de Cultura, por exemplo, quanto privado, como no caso da Airfrance, e do grupo Essilor-Varilux, que batizam o próprio evento.

Inicialmente o festival era promovido em cerca de 56 cidades, contudo, decorrente de uma parceria estratégica com o SESC nacional, passou a expor os filmes em regiões ainda menores, que até então não possuíam contato direto com o cinema francês. É importante compreender que este relacionamento serve como mecanismo de celebração da relação entre os países, e age como importante ferramenta de propagação das noções e valores culturais de ambos os povos.

A equipe do Cinerama em parceria com a produtora 4ªParede foi convidada para cobrir o evento de estreia no dia 04 de Junho, que contou com alguns atores e diretores de filmes que estrearam no festival. Além disso, também foi realizada uma série de entrevistas com os mesmos no Fera Palace Hotel, no centro histórico da cidade de Salvador. 

Fera Palace Hotel – Salvador – Bahia
Fera Palace Hotel – Salvador – Bahia

Durante muitos anos o cinema serviu ao interesse de diferentes nações para disseminar suas respectivas realidades internas e concepções sociais, sobretudo ao longo de períodos conflituosos, servindo como um meio brando de introdução dos valores de um povo sobre o outro. Através do mesmo que atualmente é comum na mentalidade de pessoas que nunca foram aos EUA, por exemplo, a realidade que é almejada e vivida dentro de seus territórios. Dito isso, a celebração de um evento de tamanho porte não se delimita no intercâmbio cultural promovido, mas se expande no intuito de consolidar também a força de uma nação sobre a outra.

Entre os convidados que vieram para cidade de Salvador, foram entrevistados pela nossa equipe, Fabien Gorgeart, diretor de O Poder de DianeFinnegan Oldfiel, protagonista do filme Marvin; a atriz Zita Hanrot e o diretor Yannick Renier, ambos do filme Carnívoras. Todos os três filmes estrearam no Brasil pelo Festival de Cinema Varilux, e podem ser acompanhados na programação do evento, que está disponibilizada no site oficial.

Zita Hanrot e Yannick Renier, ambos do filme Carnívoras.
Fabien Gorgeat, diretor de O Poder de Diane.
Finnegan Oldfield, de Marvin.

As entrevistas se deram ao longo da tarde do dia 04/06 e se desenrolaram de modo muito positivo, sendo que serão disponibilizadas em breve por escrito e também em vídeo no canal do Cinerama. Com exceção do diretor Fabien Gorgeart, todos os outros falavam inglês e não foi necessário a intérprete. 

A noite aconteceu a estreia do Festival, voltada para convidados, no Espaço Itaú de Cinema – Glauber Rocha, na Avenida Castro Alves, em Salvador. Além de alguns membros da equipes dos filmes, também foram organizadores do festival, dentre eles um dos diretores, Christian Boudier.

Esquerda para direita: Yannick Renier, Christian Boudier, Finnegan Oldfield e Zeta Hanrot.
Membros da 4ªParede Produções, e do Cinerama: Alice Cortes, William Diniz, e Laura Sampaio.

Após as exibições das sessões dos filmes com a apresentação prévia de seus respectivos atores/diretores, foi dado um coquetel de estreia aos convidados, com patrocínio da Airfrance e de outras empresas envolvidas no projeto. 


William Diniz

Um jovem estudante do cinema e de toda a sua complexidade, que se debruça diariamente diante daquilo que mais ama, e se entrega com eloquência a 7ª Arte. Aprendiz de cineasta, amante de uma profusão de diretores e pseudo cinéfilo.

"O cinema é um modo divino de contar a vida"
Federico Fellini

© 2018 Cinerama Clube.

Todos os direitos reservados.

[email protected]

Developed By: Vedrak Devs