6 animações stop motion imperdíveis

Quero que me mostrem a regra onde diz que animação foi feita para crianças. Ao redor do mundo milhares de adultos, adolescentes e até pessoas da terceira idade vão ao cinema apreciar uma boa animação.

Hoje estarei trazendo uma lista de 6 filmes em stop-motion, uma famosa técnica no mundo das animações. Também chamada de quadro a quadro, ela pode ser desenvolvida com os recursos de uma máquina fotográfica ou computador. Utilizam-se modelos reais em diversos materiais.

Imagem relacionada
Wes Anderson em “O Fantástico Sr. Raposo”

Muitas vezes para a produção de uma animação em stop-motion, são necessários materiais maleáveis e que durem, sendo utilizada a madeira e massinha de modelar em sua maioria. São necessários aproximadamente 24 quadros para criar um segundo de animação. Então não é uma tarefa deveras fácil fotografar quadro por quadro até conseguir dar a impressão de movimento. O resultado sempre é impressionante, com um tom artesanal e charme próprio. Mas o trabalho duro sempre dá bons frutos.

O Estranho mundo de Jack (1993)

Resultado de imagem para O estranho mundo de jack

Talvez uma das animações, nesse ramo, mais conhecidas e amadas por todos. Dirigido por Henry Selick, já conhecido no mundo das animações, “O Estranho mundo de Jack” foi sua estreia como diretor. A produção ficou por conta do grande mestre Tim Burton, que também é co-escritor, famoso por seus enredos góticos que exploram a tristeza e transformam este estilo, muitas vezes, em algo “pop”.

Quem não conhece a história de Jack Skellington, o Rei das Abóboras, que se cansa de fazer o Dia das Bruxas todos os anos, e deixa os limites da cidade. Por acaso acaba atravessando o portal do Natal, onde vê a alegria do espírito natalino. Ao retornar para a Cidade do Halloween sem ter compreendido o que viu, apesar de fascinado, ele começa a convencer os cidadãos a sequestrarem o Papai Noel e fazerem seu próprio Natal no mundo dos horrores e dos monstros.

Os cineastas construíram 227 bonecos para representar os personagens do filme, sendo que Jack Skellington contava com cerca de quatro centenas de cabeças para permitir a expressão de todas as suas possíveis emoções.

Coraline (2009)

Resultado de imagem para coraline

Adaptado do livro do mestre dos quadrinhos adultos Neil Gaiman, o filme Coraline é dirigido majestosamente por Henry Selick, que também é muito amado por todos. Um filme que deveras nos assusta de inicio por seu tom macabro e certo toque de horror, mas que também tem seu lado infantil. Ele é visualmente deslumbrante e maravilhosamente divertido. Não tem como assistir sem se apaixonar.

Um pouco da produção de “Coraline”

Enquanto explora sua nova casa à noite, a pequena Coraline descobre uma porta secreta que contém um mundo muito parecido com o dela, porém melhor em muitas coisas. Todos têm botões ao invés de olhos, e seus maiores desejos se tornam realidade. Ela fica encantada com essa descoberta, mas logo percebe que o lugar esconde segredos macabros.

O filme mexe com nossos medos infanto juvenis, parecendo até uma obra do rei do horror Stephen King. Possue uma trilha sonora e animação que se completam, deixando nossa experiencia esplendorosa.

Wallace & Gromit: A Batalha dos Vegetais (2005)

Imagem relacionada

Vencedor merecidamente do oscar de melhor animação, Wallace & Gromits é um stop-motion dos estúdios Aardman que explora uma nova aventura para dois personagens já conhecidos em famosos e aclamados curtas. A maioria deles sempre concorrendo ou até ganhando a estatueta de animação. Uma das produções animadas mais divertidas já criadas, com certeza, com muitas referências ao cinema de horror e à blockbusters como Matriz.

Wallace e seu cachorro, Gromit, abrem um negócio de exterminação de pragas e começam a trabalhar para Lady Tottington, na tentativa de impedir que um coelho gigante destrua as plantações da cidade.

Cada personagem precisava de várias versões para cobrir uma gama de emoções e poses. Haviam 43 versões de Gromit e 35 Wallaces, com um total de 20 modelos de bocas de diferentes formatos. Uma única linha de diálogo com apenas algumas palabras, poderia levar um dia inteiro para ser concluída.

O Fantástico Sr. Raposo (2009)

Imagem relacionada

Temos aqui uma animação em que apenas uma cabeça já amadurecida será capaz de entender por completo a mensagem que o longa quer passar. Dirigido pelo já renomado e premiado Wes Anderson, com seu estilo único de fazer incríveis filmes, que sempre nos surpreende com suas historias profundas e personagens extremamente bem construídos. Com O Fantástico Sr. Raposo não foi diferente. Uma história charmosa e magnífica, mas com um tom melancólico e sério.

O Sr. Raposo e a Sra. Raposa, juntos com seu filho, vão morar em uma árvore localizada em uma colina. Lá eles têm como vizinhos o Coelho, o Texugo e a Doninha, entre outros animais, todos com suas respectivas famílias. O Sr. Raposo no passado era um habilidoso ladão de galinhas, mas que prometeu largar essa vida depois da gravidez de sua esposa. Desde então iniciou uma respeitável carreira de colunista de jornal. Porém a proximidade do novo lar com as fazendas de Boggis, Bunce e Bean, faz com que ele volte à velha vida, às escondidas.


Ao todo 535 bonecos foram feitos para o filme. A equipe precisou de sete meses só para poder aperfeiçoar o primeiro boneco do Sr. Raposo. Somente ele tinha 17 estilos diferentes, e cada um deles teve que ser feito em seis tamanhos distintos. Só do Sr. Raposo, foram confeccionados um total de 102 bonecos.

A Noiva-Cadáver (2005)

Resultado de imagem para a noiva cadaver

Mais um brilhante e conhecido filme no ramo dirigido por Tim Burton e o animador Mike Johnson. O filme é baseado numa lenda russo-judaico do século XIX, e é ambientada em uma fictícia Inglaterra da era vitoriana. Com um toque melancólico, Burton transforma o filme numa verdadeira obra de arte. Com animação “tosca”, mas que mesmo assim impressiona e combina com o filme, conta com personagens excêntricos e sombrios, num estilo gótico básico e uma fotografia deveras escura. Típica história voltada para o publico maior, por conter mensagens e ideologias que uma criança não entenderia.

Um pouco da pré-produção do filme à “A Noiva-Cadáver”

As famílias de Victor e Victoria estão preparando o casamento. Embora gostem um do outro, Victor está nervoso em relação à cerimônia. Enquanto ele está na floresta ensaiando para o casamento, um tronco de árvore se transforma em uma mão que o puxa para dentro da terra, e o leva para o mundo dos mortos. A mão é de Emily, que foi assassinada depois de fugir com seu amor. Agora ela quer se casar com Victor, o qual deve voltar antes que Victoria se case com o vilão Barkis Bittern.

Os bonecos do filme tinham “esqueletos” de metal maleaveis cobertos por silicones. Já as espressões faciais eram obtidas com diferentes cabeças (ou partes dela), que eram trocadas de acordo com a necessidade e sentimento que eles queriam transmitir na cena.

A Fuga das Galinhas (2000)

Resultado de imagem para A fuga das galinhas

Do estúdio de Wallace & Gromit Aardman Animations, esse é o primeiro longa metragem em stop-motion produzido por eles. Um filme bastante conhecido e reprisado em televisão aberta aqui no Brasil. Mas isso não é ruim, e o filme merece todos os méritos que lhe são postos. Com uma animação que não é das melhores, claro, mas que impressiona por seu jeito único, e caricato modo de animação dos estúdios Aardman. É uma história boa, tocante e que nos prende até o ultimo segundo com a ajuda dos seus ótimos personagens. Ela poderia ser mais uma no monte de animações que temos, se não fosse suas mensagens implícitas e enredo abrangente e profundo.

No galinheiro de uma fazenda inglesa dos anos 1950, galinhas cumprem sua função e vivem pacatamente sonhando com uma vida melhor. Uma delas, Ginger, sonha com a liberdade e planeja sair voando dali junto com suas companheiras. Com a união de todo o galinheiro e com a ajuda do galo Rocky, que acabara de chegar voando por cima da cerca, eles montam o plano para conseguir sua liberdade. Mas como nem tudo são flores, eles se vêem correndo contra o tempo quando a Sra. Tweedy decide que é hora de mandar a granja inteira para a o forno.

A Fuga das Galinhas, A Noiva-Cadáver, Melhores stop motions


Ruy Neto

Apenas um garoto que ama cinema.

"O cinema é um modo divino de contar a vida"
Federico Fellini

© 2018 Cinerama Clube.

Todos os direitos reservados.

[email protected]

Developed By: Vedrak Devs