Crítica | Carnívoras

Longa-metragem ganhou estreia no Festival Varilux de Cinema Francês. (

O cinema francês é recheado de tesouros que muitas vezes passam despercebidos pelo grande público, esse é o caso de Carnívoras, filme dirigido pelos irmãos Jérémie e Yannick Rennier,  exibido em todo Brasil no Festival Varilux de Cinema Francês 2018.

O filme conta a história de Mona (Leïla Bekhti), um mulher de meia-idade que tenta a todo custo alavancar uma carreira de atriz. Devido a sua difícil situação financeira, ela é forçada a ir morar com Samia (Zita Hanrot), sua irmã que tem uma uma carreira cinematográfica consolidada, um bom marido e um filho pequeno. Mona começa a ver e viver a realidade que ela tanto sonhou na vida da irmã e começa e perceber que talvez Samia não dê tanto valor ao que tem.

Quando Samia consegue um papel extremamente difícil no filme de um conceituado e exigente diretor e o papel começa a exigir cada vez mais da jovem atriz, ela ”contrata” a irmã para ser sua assistente e ajudá-la na preparação para o papel, fazendo com que a irmã seja responsável pelas principais áreas de sua vida.

A estréia dos irmão Renier na direção é bastante madura, e o roteiro, que também assinado por ambos é bem estruturado e coeso. A questão central do filme não é tratada abertamente, mas fica com o espectador durante muito tempo. Quando um assume as responsabilidades do próximo, o que acontece? Conforme o filme vai passando, o público começa a perceber que Samia apenas segue sua vida, sem tomar responsabilidade por nada e sem se comprometer com ninguém e sem se importar com as pessoas que a rodeiam, e Mona, ao desejar tudo aquilo que a irmã tem, toma todas essas responsabilidades. Se todos são responsáveis pelo que cativam, como devem lidar quando cativam coisas de outra pessoa, isso é ajuda, é roubo ou é uma anulação pessoal?

Apoiado nas atuações extremamente fortes de suas protagonistas, Carnívoras é um filme que consegue ser visceral e subjetivo, prendendo o espectador até seu último momento.

Você pode verificar datas e horários no site do festival:

Home

Assista ao trailer:

Etiquetas: , , , , , ,


Pedro Azevedo

Escritor, estudante de jornalismo, redator chefe do @conversaurbana e colunista do blog @parperfeito. Louco por livros.

"O cinema é um modo divino de contar a vida"
Federico Fellini

© 2018 Cinerama Clube.

Todos os direitos reservados.

[email protected]

Developed By: Vedrak Devs