Crítica | Não Se Aceitam Devoluções

“Não se Aceitam Devoluções”, nova comédia estrelada por Leandro Hassum, é uma adaptação de filme mexicano de sucesso. (📷 Fox Film do Brasil / Divulgação)

Em 2013 foi lançado o filme mexicano Não Aceitamos Devoluções. Dirigido e protagonizado por Eugenio Derbez, o longa-metragem teve um orçamento de 5 milhões de dólares e rapidamente se tornou um grande sucesso comercial. A boa campanha abriu as portas para que o filme obtivesse destaque e notoriedade em outros países, o que resultou em um faturamento global de pouco mais de US$ 100 milhões.

A história singela, de cunho familiar e enfoque no amor entre pai e filha, conquistou admiradores em todos os lugares e isso serviu para catapultar o filme ao posto de maior bilheteria da história do México à época.

É adaptado deste projeto de sucesso, que está entra em cartaz na quinta-feira, dia 31 de Maio o nacional Não se Aceitam Devoluções, distribuído pela Fox Film do Brasil.

Como protagonista da versão brasileira, na pele do personagem Juca Valente, está o ator Leandro Hassum (Até Que a Sorte nos Separe). Também participam do projeto o ator Jarbas Homem de Mello (O Duelo), a atriz cubana Laura Ramos (Viva Sapato!), e a revelação Manuela Kfouri, como a garota Emma, filha do protagonista.

Dirigido pelo cineasta André Moraes (Entrando Numa Roubada), o filme conta a história de Juca Valente (Hassum). Mulherengo incorrigível, que só quer saber de aproveitar a vida, Juca um dia se depara com uma de suas ex-namoradas, a americana Brenda (Laura Ramos), que bate à sua porta com a filha a tiracolo, dizendo que ele é o pai da garota. Apavorado com a ideia de ter que cuidar de uma criança, Juca viaja até os EUA atrás de Brenda e aos poucos vai descobrindo uma afeição cada vez maior pela menina.

(📷 Fox Film do Brasil / Divulgação)

É uma tarefa muito difícil não associar este filme ao original (ao menos  para quem assistiu), e isso pode ser uma característica positiva ou negativa, dependendo do ponto de vista.

Antes de mais nada, precisa-se dizer que o roteiro foi muito bem adaptado, e é bastante fiel ao filme mexicano. Percebe-se que houve um cuidado e uma dedicação em manter a história intacta, e por ser uma adaptação, isso é bom.

O “trânsito” da história entre as cidades do Rio, Los Angeles e Nova York propicia o uso de uma fotografia em tons dourados, propositalmente pensada para dar um ar “californiano” às cenas. Ainda dentro do contexto destas ambientações diversificadas, percebe-se que isso em alguns momentos atrapalha um pouco o andamento do filme, já que o excesso de “vai e vem”, somado à diálogos em português e inglês, e o uso de algumas liberdades artísticas, acabam confundindo em certas cenas.

Leandro Hassum é o fanfarrão de sempre, e projeta o humor característico em seu personagem, o que resulta em uma interpretação batida, mas com alguns momentos de destaque realmente cômico. Uma faceta que o ator explora mais neste papel, já que há essa liberdade no roteiro, é o drama e prova que pode fazer um trabalho “ok” em cenas que exigem intensidade emocional. Laura Ramos chama mais a atenção por sua beleza elegante, e na interpretação de Brenda, faz um trabalho morno. O destaque ficou com Manuela Kfouri, atriz revelação que dá vida à Emma, a filha de Brenda. Divertida e totalmente à vontade, a garota rouba a cena.

Com uma notável variação que vai da comédia ao drama no desenrolar da história, Não se Aceitam Devoluções tem o potencial dramático subestimado ao exagerar nas cenas tristes com chororôs excessivos e apelativos, que incomodam um pouco ao invés de emocionar. Apesar disso, tem bons momentos.

No geral, o filme é sim um programa famíliar para se curtir no cinema, e deve usar isso como trunfo, já que em questão de qualidade não sai da zona de conforto das produções cômicas brasileiras, o que é uma pena.

Assista ao trailer:

Etiquetas: , , , , , , ,


Adriano Rezende

Apaixonado por cinema e televisão. Espectador assíduo. Cinéfilo assumido.

"O cinema é um modo divino de contar a vida"
Federico Fellini

© 2018 Cinerama Clube.

Todos os direitos reservados.

[email protected]

Developed By: Vedrak Devs